Laboratório de Desempenho Logístico

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Informativos

E-mail

Junho de 2017 - La Universidad de la Costa Promueve la Relación entre Logística y Medio Ambiente

No último mês, junho de 2017, o professor doutor Carlos Manoel Taboada participou de uma conferência La Universidad de la Costa, o qual, discursou sobre os "Cenários e tendências para a logística contemporâneas". Além da conferência o professor responsável pelo LDL participou de diversas reuniões com os membros da sociedade local.

A matéria completa encontra-se presente no site da Universidade Colombiana.

 

Junho de 2013 - Palestra sobre logística reversa com o professor Kannan Govindan

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe na quinta-feira, 6 de junho o professor Kannan Govindan, da Universidade do Sul da Dinamarca, que irá ministrar palestra sobre introdução à logística reversa e aplicação de métodos de tomada de decisão com múltiplos critérios (multiple-criteria decision-making - MCDM).

O evento será no Anfiteatro A do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), localizado no Centro Tecnológico da UFSC. A palestra será em inglês. Não é necessário inscrição prévia. A ocupação do anfiteatro será feita pela ordem de chegada.

A promoção é do Laboratório de Desempenho Logístico (LDL) e do PPGEP, com o apoio do Laboratório de Gestão e Avaliação Ambiental (LGAA).

Serviço:

Palestra: Introduction to Reverse Logistics and application of MCDM

Palestrante: Professor Kannan Govindan, Universidade do Sul da Dinamarca

Data: 06/06 (quinta-feira)

Hora: 18h30min

Local: Anfiteatro A (PPGEP)

Língua: inglês

Mais informações: (48) 3721-7137 / 3721-7025

 

Fevereiro de 2013 - Defesa de Dissertação do Mestrado

No último dia 21/02, no auditório do LED ( Laboratório de Ensino a Distância) da UFSC as 14h, perante uma banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Gilmar Amilton Macohin, Prof. Dr. Neimar Follmann, Prof. Dr. Antônio Sérgio Coelho, e professores convidados Prof. Dr Ricardo Chalmeta Roselañ da Universidad Jaume I – Espanha e Profª. PHD. Glórica Mercedes Lopez Orozco da Universidad Autónoma de Occidente – Colombia. A membra do LDL Maria Inácia Favila Salum defendeu sua dissertação do mestrado, com o tema “ Interoperabilidade Logística: Uma Proposta de Conceito, Atributos e Práticas”.

Resumo: Há uma grande necessidade de colaboração entre os setores logísticos das diferentes organizações que se relacionam e de seus parceiros de entrega/transporte. Esta pesquisa teve como objetivo construir o conceito de interoperabilidade logística no âmbito empresarial, bem como, adaptar algumas práticas da interoperabilidade para o âmbito operacional/ logístico. Esse sistema coopera de forma mais eficiente nas trocas de informação e também dá sustentação à interação entre os recursos das empresas, auxiliando o bom andamento das redes colaborativas, ou seja, harmoniza as heterogeneidades das operações. Como resultados da pesquisa são apresentados o desenvolvimento do conceito de interoperabilidade logística, algumas de suas práticas e atributos, sendo eles: agilidade; confiabilidade; infraestrutura empresarial; recursos humanos (capital humano); eficiência financeira, tempo e semântica. As práticas e atributos foram legitimados através de especialistas logísticos do polo industrial de Manaus.

 

 

Fevereiro de 2013 - Qualificação de Doutorado

No último dia 21/02, no auditório 1 do LED ( Laboratório de Ensino a Distância) da UFSC  as 08h,  perante uma banca examinadora composta pelo Prof. Dr. Neimar Follmann, Prof. Dr. Lucila M. de Souza Campos e Prof. Dr. Nara Pires, a membro do LDL Marina Bouzon apresentou sua qualificação da tese de doutorado, com o tema "LOGÍSTICA REVERSA: Um método para avaliação de alternativas de configuração de rede para o retorno de produtos em fim de vida com foco no valor para os stakeholders".

 

Dezembro de 2012 - Confraternização do laboratório

Aconteceu no dia 17/12 a festa de confraternização de Fim de Ano do LDL, onde contamos com a presença dos membros do laboratório e também seus familiares para comemorar mais uma ano de sucesso e crescimento.

 

 

 

Dezembro de  2012 - Defesa de Doutorado

No dia 14 de Dezembro, no Auditório 1 do LED ( Laboratório de Ensino a Distância) ás 14h sob a orientação do professor Dr. Carlos Manoel Taboada Rodrigues, Neimar Follmann realizou a defesa de sua tese sobre Maturidade Logística.

Resumo: A logística se tornou um meio pelo qual as empresas conseguem entregar maior valor aos seus clientes e acionistas. Assim, quanto mais evoluída a área for, maior o potencial de agregação de valor. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo para identificar a maturidade logística em empresas industriais de grande porte. A maturidade diz respeito ao quanto uma empresa está evoluída em determinada área. Conhecer a maturidade da logística permite, entre outras coisas, que a empresa estabeleça objetivos e desenvolva planos de ação para a área de forma mais justificada, já que é possível comparar as fragilidades e as forças identificadas com as necessidades empresariais. Como resultados da pesquisa são apresentados: a definição de maturidade logística; 07 atributos- estratégia, estrutura organizacional, integração, agilidade, mensuração, competências e responsabilidade ambiental -, 17 dimensões e 90 práticas que compõem o Modelo de Maturidade Logística (MML); e o instrumento para o diagnóstico das empresas. O instrumento foi aplicado em empresas industriais de grande porte.

 

Dezembro de 2012 – Doutorado na França

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em abril de 2012 a doutoranda Francielly Hedler Staudt visitou o laboratório G-SCOP (www.g-scop.grenoble-inp.fr) em Grenoble, na França. Durante a visita, Francielly apresentou seu projeto de pesquisa para os integrantes do núcleo de Gestão de Sistemas de Produção. Além disso, apresentou o LDL ao diretor do G-SCOP, Sr. Yannick Frein, estabelecendo contatos para futuras parcerias.

O primeiro resultado da visita foi a definição do doutorado da pesquisadora Francielly em regime de cotutela entre a UFSC e UDG (Université de Grenoble). As professoras Dra. Maria Di Mascolo e Dra. Gülgün Alpan serão suas orientadoras no G-SCOP. Francielly irá realizar uma parte de sua pesquisa no G-SCOP no ano de 2013.


Novembro de 2012 - Curso de Custos Logísticos

Ocorreu em novembro o curso de Análise de Custos Logísticos ministrados pelo Prof. Carlos Manoel Taboada - Doktor Ökonomikae pela Technische Universität Dresden e coordenador geral do LDL. O objetivo do curso, direcionado a diretores, gerentes e demais profissionais que atuem nas diversas áreas da logística em operações industriais, de maneira a estabelecer a relação entre o gasto operacional com o esforço logístico para cada Real faturado na atividade industrial.

 

Novembro de 2012 – LDL e SENAI/SC-Itajaí

No dia 14 de novembro integrantes do LDL visitaram o SENAI/SC de Itajaí com o objetivo de estabelecer futuras parcerias em pesquisas. O SENAI começou suas atividades em Itajaí em 1976, como Agência de Treinamento. Um ano após foi inaugurada uma sede própria na condição de Centro de Educação Profissional. Atualmente, entre as opções oferecidas está  o curso Técnico de Logística.

 

Novembro de 2012 - Qualificação de doutorado

Com o tema "Modelo para avaliação da influência do capital intelectual sobre a performance da logística reversa", e sob a orientação do professor Dr. Paulo Mauricio Selig e co-orientação do Dr. Carlos Manuel Taboada Rodriguez, ocorreu no dia 23 de outubro de 2012 no Audittório 2 do LED (Laboratório de Ensino à Distância) da UFSC a qualificação da tese de doutorado de Caroline Rodrigues Vaz. Sua banca de qualificação foi composta pelos professores da UFSC Dr. Aran Bey Tcholakian Morales e Dr. Hans Michael Van Bellen.

O Laboratório de Desempenho Logístico - LDL felicita a doutoranda Caroline Rodrigues Vaz pelo excelente desempenho em sua qualificação.

 

Outubro de 2012 - Projeto de levantamento dos Custos Logísticos em Manaus

Realizou-se, no dia 03 de outubro, audiência conferida pelo Dr. Thomaz Nogueira, Superintendente da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA . Estavam presentes ainda os diretores do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia (ITEGAM), parcerio do Laboratório de Desempenho Logístico. Na ocasião foi apresentado o projeto de levantamento dos Custos Logísticos em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em parceria com o LDL.

 

Outubro de 2012 - 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial do LDL

Na terceira edição da Mesa Redonda foi discutido o tema: Logística Reversa. O objetivo da Mesa foi proporcionar a troca de experiências entre os profissionais participantes.

 

As conclusões da 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial do LDL podem ser encontradas na aba "Eventos".

 

Outubro de 2012 - Qualificação de doutoranda do LDL

Com o tema "Mensuração de desempenho logístico global em armazéns: uma sistemática para determinar um indicador integrativo", e sob a orientação do professor Dr. Carlos Manuel Taboada Rodriguez, ocorreu no dia 19 de setembro de 2012 no Audittório 1 do LED (Laboratório de Ensino à Distância) da UFSC a qualificação da tese de doutorado de Francielly Hedler Staudt.

Sua banca de qualificação foi composta pelos professores da UFSC Dr. Sérgio Fernando Mayerle e Dr. Antonio Sérgio Coelho. Houve ainda a participação do professor da UFAM Dr. João Caldas Neto e do professor da universidade da Colômbia EAFIT Dr.  Mario Cesar Velez Gallego. Este último participando da banca examinadora por meio de vídeo conferência.

Os membros e amigos do laboratório a parabenizam por mais esta conquista e por representar com louvor o LDL.

 

Setembro de 2012 - Vem aí a 3ª Mesa Redonda de Logística Empresarial do LDL

Nesta terceira edição será discutido o tema: Logística Reversa.

O objetivo da Mesa é proporcionar a troca de experiências entre os profissionais participantes. Por isso, o público alvo são empresas que tenham interesse pelo tema ou mesmo já possuam alguma prática de retorno de produtos e/ou embalagens.
O evento será realizado no dia 19 de outubro de 2012, a partir das 9h, na Embraco (Joinville – SC), onde também será feita uma visita ao programa Top Verde de Logística Reversa.
As inscrições são limitadas e podem ser confirmadas até o dia 05 de outubro pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Em breve mais informações e a programação completa do evento! Confira os assuntos e empresas participantes da 1ª Mesa e da 2ª Mesa Redonda do LDL.

 

Agosto de 2012 - Doutoranda do LDL tem dois artigos aprovados e apresentados em congresso de Logística no Canadá.

Doutoranda em Logística Reversa e integrante do LDL desde 2011, Marina Bouzon participou do RIRL 2012 - 9º International Meetings on Logistics Research, no mês de agosto. O importante evento bilíngue (inglês e francês) na área de logística ocorreu no Canadá, na cidade de Montréal, no HEC Montréal - School of Business. Dois artigos foram apresentados pela doutoranda do LDL: "Reverse logistics: stakeholders’ influence, barriers and opportunities in a case study in southern Brazil" e "A Framework Towards a Sustainable Development in Supply Chain". Este último de autoria de Marina Bouzon e de outra também doutoranda e integrante do LDL, Francielly H. Staudt.

RIRL 2012: http://expertise.hec.ca/rirl/en/

HEC Montréal - School of Business: http://www.hec.ca/en/

 

Agosto de 2012 - LDL participará de encontro da Confraria de Logística de Santa Catarina.

 

 

 

 

O LDL participará juntamente com demais interessados no desempenho da logística catarinense do encontro realizado pela Confraria de Logística de Santa Catarina.

A CLSC é uma sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2009, com os objetivos sociais de:

a) encorajar e facilitar o profissionalismo e a capacitação na área de logística;

b) promover um foro para discussão e exame de problemas, aplicações, práticas e idéias relacionadas a logística;

c) disseminar na área primária da Confraria de Logística de Santa Catarina informações relacionadas a desenvolvimentos, melhores práticas e estudos de caso relacionados à logística;

d) interagir ativamente com outras confrarias e associações, bem como entidades de ensino que possam vir a ser estabelecidas em qualquer região do Brasil e em outros paises, que desenvolvam atividades relacionadas à logística.

Para mais informações acesse: http://clsc.com.br

 

Maio de 2009 - Companhias devem ver logística como área estratégica, recomenda professor.

 

Pensar na logística como uma área estratégica, que gera valor à empresa, ainda é uma necessidade para muitas companhias nacionais, defende Carlos Taboada, professor do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).“A organização deve dar a importância devida à área de logística, que    acaba sendo muitas vezes vista apenas como um elemento gerador de custos. É preciso ver o que a empresa pode   conseguir com as operações dessa área”, explica Taboada. Ele participou do segundo encontro do Ciclo de Debates sobre Logística, promovido pela Amcham (American Chamber of Commerce) Curitiba na sexta-feira (15/05) com o tema “Medição do desempenho logístico”.


O professor destaca a grande ineficiência logística do País, que ele explica em boa parte pela falta de atenção das companhias à área. Ressalta também a evolução competitividade catarinense ao longo dos primeiros meses deste ano, recuperando-se dos fortes problemas que atravessou no final de 2008, com as chuvas que devastaram cidades e os prejuízos com a crise mundial.“A indústria catarinense é forte, assim como a cultura empresarial do Estado e sua atividade exportadora. Em 2008, fatores externos acabaram prejudicando os negócios, mas para este ano Santa Catarina tem a chance de se recuperar e posicionar-se bem”, afirma.


Maio de 2007 - Encontro Catarinense da Indústria 2007

Realizou-se no dia 24 em Florianópolis/SC, o Encontro Catarinense da Indústria 2007, dentro das comemorações do Dia da Indústria e do aniversário de 57 anos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Entre os assuntos discutidos para o aprimoramento das estratégias no ambiente industrial catarinense, destacou-se o papel da logística e infra-estrutura com a participação do Professor Carlos Manuel Taboada Rodrigues. Na oportunidade, foi realizada também a apresentação do projeto “Determinação dos Custos Logísticos na Indústria Catarinense” pelo professor e pesquisador da UFSC.

 

 

Os membros e amigos do laboratório a parabenizam por mais esta conquista e por representar com louvor o LDL.