Laboratório de Desempenho Logístico

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Global warehouse management :methodology to determine an integrated performance measurement

E-mail

Autor: Francielly Hedler Staudt

Orientador: Carlos M. Taboada Rodriguez e Maria Di Mascolo

Co-orientador: Gülgün Alpan

Ano: 2015

Resumo: A crescente complexidade das operações em armazéns tem levado as empresas a adotarem um grande número de indicadores de desempenho, o que tem dificultado cada vez mais o seu gerenciamento. Além do volume de informações, os indicadores normalmente possuem interdependências e objetivos distintos, as vezes até opostos (por exemplo, o indicador de custo deve ser reduzido enquanto o indicador de qualidade deve sempre ser aumentado), tornando complexo para o gestor avaliar o desempenho logístico global do sistema, incluindo o armazém.

Dentro deste contexto, esta tese desenvolve uma metodologia para obter uma medida agregada do desempenho global do armazém. A metodologia é composta de quatro etapas principais: (i) o desenvolvimento de um modelo analítico dos indicadores de desempenho já utilizados para o gerenciamento do armazém; (ii) a definição das relações entre os indicadores de forma analítica e estatística; (iii) a agregação destes indicadores em um modelo integrado; (iv) a proposição de uma escala para avaliar a evolução do desempenho global do armazém ao longo do tempo, de acordo com o resultado do modelo integrado.

A metodologia é aplicada em um armazém teórico para demonstrar sua aplicabilidade. Os indicadores utilizados para avaliar o desempenho do armazém são provenientes da literatura, e uma base de dados é gerada para permitir a utilização de ferramentas matemáticas. A matriz jacobiana é utilizada para definir de forma analítica as relações entre os indicadores, e uma análise de componentes principais é realizada para agregar os indicadores de forma estatística. O modelo agregado final compreende 33 indicadores, divididos em seis componentes diferentes, e a equação do indicador de desempenho global é obtido a partir da média ponderada dos seis componentes. Uma escala é desenvolvida para o indicador de desempenho global utilizando um modelo de otimização para obter os limites superior e inferior da escala.

Depois de testes com o modelo integrado, pôde-se concluir que a metodologia proposta atingiu seu objetivo ao fornecer uma ferramenta de ajuda à decisão para os gestores, permitindo que eles sejam mais eficazes no gerenciamento global do armazém sem negligenciar informações importantes que são fornecidas pelos indicadores.

Baixar texto completo