Laboratório de Desempenho Logístico

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A Influência dos fluxos logísticos sobre o tamanho e a idade das empresas fabricantes de jeans femininos para adolescentes e jovens

E-mail

Autor: Fernando Ribeiro de Melo Nunes

Orientador: Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Dr.

Ano: 2001

Resumo: A indústria de confecções é uma das maiores empregadoras de mão de obra do país. Sua contribuição na geração de impostos é muito importante em vários estados da união e ela atua como forte redistribuidor de renda, devido ao seu extenso relacionamento com outros ramos industriais. A alta taxa de mortalidade das empresas de confecção e sua curta longevidade, são importantes problemas identificados a partir de estudo prático realizado sobre o terreno. Procurou-se identificar as contribuições teóricas que a logística, a estratégia, o marketing e a teoria das organizações oferecem para explicar o funcionamento lógico das empresas deste ramo industrial. A análise estratégica das confecções, sob a ótica dos conhecimentos teóricos identificados, permitiu construir, de forma interativa, três proposições que explicam as causas do problema apontado e propõem soluções. A mortalidade foi relacionada ao crescimento do tamanho das empresas, apontando-se o tamanho pequeno como o de maior probabilidade de sucesso, e a longevidade, foi relacionada à duração da vida ativa do proprietário. A solução proposta passa pelo reconhecimento de que a logística é a causa e a solução para os problemas das empresas de moda. A logística estratégica estabelece que as empresas de moda devem ser organizadas, a partir das restrições logísticas do ambiente de negócios. Desta forma, as estratégias logísticas se constituem em um fator facilitador, para permitir que as confecções possam atingir maiores tamanhos, de forma sustentável, com probabilidade de sucesso, e ter maior duração de vida. As proposições construídas foram transformadas em hipóteses e, para sua validação, trabalhou-se com um estudo multicasos sobre o segmento dos fabricantes de jeans femininos para adolescentes e jovens, na região metropolitana de Fortaleza. O segmento escolhido é o que reage mais rápido à variação da moda e o de maior instabilidade, isto devido à própria idade e características dos seus integrantes. Planejou-se levantar a opinião dos integrantes do universo das confecções de jeans femininos, através , inicialmente, de uma pesquisa voluntária, feita com a remessa de questionários pelo correio para as empresas integrantes, identificadas através de consulta à Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Em seguida se realizou um trabalho de visita às empresas identificadas pelos sindicatos patronais como as mais representativas do segmento dos fabricantes de jeans femininos, obtendo-se um número suficiente de respostas para validar as hipóteses levantadas. Os dados foram tabulados e analisados, inferindo-se contribuições significativas ao conhecimento da logística, da gestão e da prática empresarial das confecções.