Canal de distribuição para elevar o nível de serviço logístico: o caso de uma indústria cerâmica

Autor: Dimas Ailton Rocha

Orientador: Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Dr.

Ano: 2006

Resumo: A diferenciação tem sido meta constante das empresas produtoras, sejam elas de produtos ou serviços. Nesse ambiente, a agregação de valor é dificultada pela concorrência, que tem sido mais ágil em copiar as ações antes tidas como inéditas. O repasse puro e simples de custos absorvidos durante os processos de mudanças em produtos não é aceito com facilidade pelo mercado. Há necessidade de desenvolver alternativas que na visão do cliente sejam diferenciais de fato. A distribuição física de produtos, como área da logística empresarial assume parte deste papel de agregação de valor, através dos serviços de entrega. O diferencial, neste caso, está em diminuir o tempo decorrido entre o pedido e a sua efetiva entrega ao cliente, utilizando-se de todos os demais elementos logísticos ligados à área, como: canais de distribuição, modais de transportes, parceiros, dentre outros. O foco deste estudo está na análise de um novo sistema de distribuição física. O objeto de análise foi o estudo de caso de um sistema de entrega de uma empresa de revestimentos cerâmicos de Santa Catarina. Para a análise foram utilizados indicadores de desempenho logístico colhidos através de uma pesquisa junto aos clientes e aos dirigentes da referida empresa. Os resultados apresentados demonstraram que houve elevação nos índices de serviço ao cliente e nos níveis de desempenho esperados pela organização, na avaliação dos indicadores de desempenho identificados através da pesquisa com estes dois públicos.

Baixar texto completo