Laboratório de Desempenho Logístico

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Modelo de avaliação do nível de desempenho de um sistema de distribuição física para pequenas e médias empresas a partir da aplicação em uma indústria de eletrodomésticos

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Autor: Jeferson Gil Furhmann

Orientador: Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Dr.

Ano: 2003

Resumo: De modo a poder atuar de forma mais competitiva no mercado, é de primordial importância por parte das organizações, o conhecimento sobre seus processos logísticos. A dúvida, porém, nas organizações menores, é saber quais as medidas de desempenho utilizar a fim de apoiar a tomada de decisões e verificar se a distribuição física está sendo feita de forma satisfatória, afinal, não existe um modelo logístico perfeito, mas sim vários elementos que devem ser levados em consideração. Estabelecer metas e padrões não é uma tarefa fácil para as empresas menores, pois nem sempre há referências para se efetuar uma avaliação do desempenho logístico, nem a certeza de que a medição dos indicadores está sendo feita de maneira correta. Neste sentido, através da análise das abordagens sobre avaliação de desempenho logístico, foi elaborado um modelo consistente para avaliar o desempenho de um sistema de distribuição física, em pequenas e médias empresas, com o objetivo de analisar a maneira pela qual é medido o nível de desempenho logístico de uma indústria e, também, definir critérios para esta avaliação, mostrando a estruturação e a maneira de mensurá-la, tendo-se por base o custo, a produtividade, o tempo e o nível de serviço. Este modelo, aplicado a uma indústria fabricante de eletrodomésticos, possibilitou obter informações relevantes para o aprimoramento das atividades e alcance de resultados, permitindo um feedback através da mensuração dos aspectos anteriores, além de auxiliar o tomador de decisões a maximizar os resultados da empresa. Diante disto, o modelo permite manter a competitividade da organização face aos novos desafios de eficiência, melhores níveis de qualidade, agilidade na entrega, dentre outros, impostos pelo mercado atual.