Laboratório de Desempenho Logístico

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Final de Vida dos Produtos, Remanufatura e Mercado de Reuso: Tendências, Barreiras e Desafios em um Estudo de Caso

E-mail

BOUZON, M.; CARDOZO, C. L.; RODRIGUEZ, C. M. T.; QUEIROZ, A .A. Final de Vida dos Produtos, Remanufatura e Mercado de Reuso: Tendências, Barreiras e Desafios em um Estudo de Caso. In: 3rd INTERNATIONAL WORKSHOP / ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION. São Paulo, 2011.

Resumo: Diante do atual contexto ambiental, o foco da sociedade e das empresas está direcionado para soluções que reduzam impactos ambientais e que sejam, ao mesmo tempo, economicamente sustentáveis. Nesse sentido, a remanufatura aborda questões relativas à redução desses impactos, tais como: economia de material, energia, capital, mão-de-obra e emissões empregados na manufatura dos produtos originais. No entanto, lida com variabilidades e ineficiências que são barreiras para a sustentabilidade econômica do negócio. Diante desse contexto, este artigo apresenta perspectivas de final de vida dos produtos, a situação da indústria da remanufatura e do mercado de reuso. A fim de complementar a literatura existente, foi desenvolvido um estudo de caso em uma remanufatura de produtos de telecomunicações no Sul do Brasil. Verificou-se que a empresa estudada não coleta produtos em final de vida - recebe somente produtos pós-venda e produtos para conserto. A empresa receia vender produtos remanufaturados a preços inferiores ao mercado de reuso devido ao risco de canibalização das vendas dos produtos novos. Ainda, observou-se que os processos da remanufatura apresentam muitos desperdícios, confirmando a sua condição de indústria “imatura”.

Palavras-chave: remanufatura, mercado de reuso, final de vida dos produtos, canibalização de vendas.

Texto completo