Pesquisadores e Colaboradores Extrangeiros

Claudia Cecilia Peña-Montoya, PhD.
Claudia Cecilia Peña-Montoya, PhD.Pesquisadora
Formação: Doutora em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidad del Valle – Colômbia. Mestre em Administração pela Universidade de Lancaster – Inglaterra. Especialista em Logística pela Universidad del Valle – Colômbia. Engenheira Industrial pela Universidad Autónoma de Occidente – Colômbia.
Atuação: Professora e pesquisadora do Departamento de Operações e Sistemas da Universidad Autónoma de Occidente – Colômbia
Orestes Martínez Sosa
Orestes Martínez SosaPesquisador
Atuação: Professor e pesquisador em tempo integral do programa de Administração Marítima e Fluvial da Universidade Autônoma de Barranquilla. Consultor em questões de logística de negocios, gestão portuária e de transporte. Palestrante convidado em programas de pós-graduação em logística em universidades da Colômbia e Panamá (Universidad del Norte, Univ. Autónoma de Occidente, Univ. Tecnológica de Bolívar, ESUMER, ULACIT do Panamá, etc.).
Experiência profissional: Professor e pesquisador por 8 anos da ISPJAE (principal universidade tecnológica de Cuba) na área de transportes.

Coordenador de atividades de capacitação, palestrante e consultor em Centros de Programas em Cuba, Colômbia, México, Panamá e Equador no Programa TRAINMAR (programa de treinamento da UNCTAD especializado em logística e gestão portuária) (1995 a 2004).

Assessoria a instituições portuárias na Colômbia e outros países (1995 a 2004).

Viabilizador do programa de pós-graduação em Logística de Transporte (TRANSLOG) em conjunto com universidades da Colômbia, Panamá, Equador e México.

Assessor do Programa PROEXPORT EXPOPYME, atendendo empresas em Barranquilla e Cartagena (2002-2009).

Assessor em programas de internacionalização para as PME exportadoras de Barranquilla (2015 – 2018).

Ileana G Pérez Vergara
Ileana G Pérez VergaraPesquisadora
Formação: Doutora em Ciências Técnicas pelo Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría – La Habana, Cuba (2001). Mestrado em Técnicas de otimização e ajuda na tomada de decisão pelo Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría – La Habana, Cuba (1997). Especialista em Metodologia de Gestão Seis Sigma pela Universidad Politécnica de valencia (2007). Engenheira Industrial pelo Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría – La Habana, Cuba (1978).
Atuação: Diretora do Grupo de Pesquisa em Novas Tecnologias, Trabalho e Gestão, Universidade San Buenaventura, Cali.
Experiência profissional:
Professora de Tempo Integral no Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría, La Habana, Cuba, (1978-2011).
Coordenador da área quantitativa do departamento de Engenharia Industrial no Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría, La Habana, Cuba.
Professora convidada no Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey, Campus Chihuahua, Campus Ciudad Juarez.
Consultoria em empresas.
Participante de Projeto Alfa Virtual Sim Lab. União Europeia (2002-2005).
Mario C. Vélez-Gallego
Mario C. Vélez-GallegoPesquisador
Atuação: Professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade EAFIT – Medellín, Colômbia.
Formação: Doutor em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Florida International University (Miami, FL, 2009). Mestre em Engenharia Industrial e de Sistemas pelo Georgia Institute of Technology (Atlanta, GA, 2005). Mestre em ciência pela Universidad de Los Andes (Bogotá, 1999). Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade EAFIT (Medellín, 1997).
Assuntos de interesse: pesquisa e otimização de operações aplicadas (também com base em análise preditiva e prescritiva); logística e operações da cadeia de suprimentos; sustentabilidade da cadeia de suprimentos e cadeia de suprimentos verde; planejamento e programação da produção e operações.
CARLOS A. CASTRO-ZULUAGA
CARLOS A. CASTRO-ZULUAGAPesquisador
ATUAÇÃO: Professor Titular na Universidad Eafit (1998 – hoje) nos cursos graduação: Logística Industrial, Sistemas de Produção 1, Sistemas de Produção 2, Controle de Estoque, Controle de Produção, Planejamento de Produção, Gerenciamento de Operações, Gestão de Produção, Estratégias de Manufatura; e cursos de pós-graduação: Modelos de Controle de Estoque, Modelos de Controle de Produção, Planejamento de Operações, Gerenciamento de Estoque, Planejamento de Vendas e Operações.
FORMAÇÃO: Mestre em Ciências e Engenharia Industrial pela Universidad de los Andes com aprofundamento em Planejamento e controle da produção (1998). Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidad EAFIT (1996).
EXPERIÊNCA POFISSIONAL:
Assistente no Departamento Nacional de Produção – Postobón (1995-1996).
Assistente de Graduação na Universidad de Los Andes (1996-1997).
Diretor do Grupo de Pesquisa em Gestão da Produção e Logística (2001-hoje) avaliado em categoria A pela Colciencias.
Coordenador da Especialização no Departamento de Operações e Logística (2008-2011) na Universidad Eafit.
Participante Acadêmico no Conselho Nacional de Credenciamento (CNA) para credenciamento e recredenciamento de programas de Produção e Engenharia Industrial (2013 – hoje)

Juan Gregorio Arrieta Posada
Juan Gregorio Arrieta PosadaPesquisador
Vinculo: Professor titular no Departamento de Engenharia de Produção na Universidad EAFIT – Medellin, Colômbia.

Formação: Mestre em engenharia pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (2009). Especialista em administração de Operações pela Universidad de Ibagué (2000). Engenheiro de Produção pela Universidad EAFIT (1994).

Áreas de Interesse: Gestão de centros de distribuição (Warehousing Management), Lean Manufacturing, Estratégia de Operações e Logística (Logistics and Operations and strategy).

Experiencia professional: Professor titular no Departamento de Engenharia de Produção na Universidad EAFIT – Medellin, Colômbia (1996-hoje).

Coordenador de produção na Industria de Herrajes (1992-1995).

Currículo