PCLE – Programa Catarinense de Logística Empresarial

 

O Programa Catarinense de Logística Empresarial (PCLE) foi executado pelo GELOG, coordenado pelo Prof. Carlos Taboada, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e teve como objetivo contribuir para a melhoria da logística nas indústrias de Santa Catarina.

Esta é a segunda etapa de um projeto iniciado em 2003, cujo objetivo foi apresentar os resultados gerais obtidos com a pesquisa de levantamento logístico nas indústrias do pólo moveleiro de São Bento do Sul, importante vocação econômica do Estado.

 

Projeto Logística Lean – Intelbras

 

Período: Abril à Dezembro/2011

Equipe: Neimar Follmann – LDL; Nadiesca Casarin, Eng. – LDL;  Daniel Araújo Bezerra de Sousa – GELOG; Vitor Cassab Danna – GELOG.

Atividades realizadas: Identificação e priorização de oportunidades de melhoria nos processos internos do armazém de matéria-prima;  Análise dos métodos de planejamento e controle dos processos logísticos, nas práticas gerenciais adotadas e nas tecnologias utilizadas;  Aplicação de ferramentas da logística enxuta no armazém de matéria-prima, com a utilização de eventos kaizen; Melhoria no relacionamento com os fornecedores e na forma de compra e entrega dos suprimentos; Redução do custo de estoque de matéria-prima; e Treinamento dos envolvidos.

Mapeamento do Fluxo de Valor – Firstlog

 

Período: Dezembro/2010

Equipe: Daniel Souza de Araujo – GELOG; Guilherme Pedrosa – GELOG; Leonardo A. S. Vieira – GELOG; Luiz Guilherme von Atzingen – GELOG; Nadiesca Casarin, Eng. – LDL

Atividades realizadas: Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) da situação atual do centro de distribuição de aparelhos de ar condicionado split;  Observação e levantamento dos tempos de ciclo das principais atividades do CD;  Identificação de desperdícios e oportunidades de melhoria da operação mapeada; Apresentação final com os resultados.