Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa nas quais o LDL atua são principalmente duas, com seus respectivos temas, conforme abaixo.

Gestão do Desempenho Logístico

Esta linha de pesquisa pretende desenvolver subsídios teóricos e práticos bem como ferramentas de análise para a medição, avaliação e a maturidade de sistemas logísticos convencionais e inteligentes apoiados nas tecnologias inovadoras da indústria 4.0 e do comércio eletrônico, respeitando os novos protocolos de saúde, atuando com caráter sustentável e oferecendo soluções que permitam agregar valor às organizações em ambientes com incertezas e altamente dinâmicos.

Temas:

  • Modelos de Maturidade Logística
  • Modelos de Avaliação do Desempenho Logístico
  • Riscos Logísticos
  • Logística 4.0

 

Gestão da Avaliação da Logística e Cadeias Sustentáveis

Essa linha de pesquisa investiga aspectos de gestão e avaliação relacionados à logística e cadeias de valor e suprimentos. Por meio do desenvolvimento de modelos, métodos e ferramentas de gestão e avaliação, busca-se aprimorar a aplicação da economia circular e o uso mais eficiente dos recursos naturais, com foco no tripé da sustentabilidade. Assim, analisando-se as cadeias sob a ótica da logística reversa, numa visão de circularidade, reintrodução dos resíduos sólidos e atendimento das demandas dos stakeholders, busca-se o desenvolvimento de cadeias cada vez mais sustentáveis.

Temas:

  • Economia Circular
  • Logística e Sustentabilidade
  • Sustainable Supply Chain Management
  • Green Supply Chain Management

 

Gestão de Operações e Excelência Operacional

Visa investigar, desenvolver e implementar sistemas de apoio à gestão e à organização da implantação e do funcionamento dos sistemas de produção de bens, processos e serviços, incluindo técnicas de planejamento, de controle, de marketing e de gerenciamento de projetos e de operações. Também pretende promover o estudo, a análise e o desenvolvimento de sistemas de gestão e avaliação da qualidade que permitam às organizações produtivas utilizarem estratégias e ferramentas de melhorias nos processos industriais e de geração de serviços de forma a obter o melhor uso dos recursos disponíveis (eficiência) para obter bens e serviços perfeitamente adequados à finalidade a que se destinam (eficácia) em perfeita consonância com princípios de sustentabilidade e preservação ambiental. no contexto da engenharia e da gestão econômica, esta linha de pesquisa investe na estruturação, implementação e monitoramento de melhorias nos modelos de custos, na análise de investimentos, na avaliação das finanças e nas medições de desempenho.

Temas:

  • Gerenciamento de Projetos